1º Fórum Brasileiro de Custos de Obras Públicas - Apresentação da OT - Rápido


LOCAIS E DATAS ABERTAS PARA INSCRIÇÃO:
- BRASÍLIA-DF - Data: 07/05/2013


CONTEÚDO DO CURSO::

Apresentação da Versão Final da OT

EVENTO GRATUITO PARTICIPE!!!

 

OBJETIVOS DO FÓRUM

·  Reunir todos os interessados no tema, de forma que todas as visões do problema e propostas de solução possam ser discutidas em conjunto;

· Criar um espaço para o entendimento de todos os interessados, quanto a perspectiva de cada lado, quanto ao problema e as necessidades a serem atendidas;

·Avaliar e discutir uma proposta do IBEC para consolidação de uma ORIENTAÇÃO TÉCNICA, a qual deverá servir de base para a elaboração de Orçamentos de Referência de Obras Públicas;

· Validar publicamente esta Orientação Técnica, nas principais regiões do país, através de Fóruns Regionais itinerantes, nos quais a proposta de Orientação Técnica foi sendo consolidada de forma evolutiva.

 

COMISSÃO TÉCNICA
 

            O IBEC constituiu uma Comissão Técnica para consolidar as contribuições  recebidas e manter a Orientação Técnica atualizada, a qual será tratada de forma evolutiva em cada uma das sessões regionais do Fórum.
 

          A Comissão Técnica é composta pelos seguintes profissionais, os quais estão à disposição para receber contribuições bem como prestar esclarecimentos sobre o tema:
 

Prof. Francisco das Chagas Figueiredo (IBEC Brasília),
 

Prof. Márcio Soares da Rocha (IBEC Fortaleza)
 

Prof. Wilton Alvarenga Vianna Baptista (IBEC Belo Horizonte).


 

PORQUE UM FÓRUM NACIONAL DE OBRAS PÚBLICAS ?
 

            A sociedade não aguenta mais ! A cada dia na mídia são veiculadas notícias de caracterizam uma confusão generalizada entre os Órgãos públicos contratantes, as empresas construtoras e empreiteiras e os órgãos de auditoria e Fiscalização.
 

            As causas destas divergências não estão sendo tratadas, trata-se apenas do efeito, e mesmo assim nem sempre de forma adequada, pois há conceitos que estão totalmente errados na base do processo, ou seja a doença está nos orçamentos pré-licitatórios e em critérios que são adotados independentemente, de forma não padronizada e que deixam um câncer para ser tratado durante a execução das obras.
 

            A sociedade precisa tratar deste assunto de forma séria, discutindo a causa, e não apenas o efeito. Precisamos de uma orientação técnica que padronize conceitos e critérios, os quais precisam ser aplicados desde o orçamento pré-licitatório, até a auditoria final de uma obra.
 

            Chegou a hora de tratar deste assunto de forma transparente e ampla, trazendo para a mesa de discussão todos os interessados e gerar finalmente um documento que contenha conceitos e critérios que sejam adotados por todos os envolvidos nos processos que envolvam a execução de obras públicas.

 

PORQUE IBEC ESTÁ SENDO O PRINCIPAL SPONSOR DESTE FÓRUM ?
 

            A realização de um fórum desta natureza, exige que uma entidade neutra, seja a propositora do tema e mediadora das questões a serem discutidas.
 

            O Instituto Nacional de Engenharia de Custos é a única entidade no Brasil que reúne todas as condições para isto. Não defende interesses específicos de nenhuma das partes envolvidas, tem a expertise técnica necessária, pois representa a classe dos Engenheiros de Custos do Brasil, representa e distribui no Brasil conhecimento de nível internacional, pois representa aqui o ICEC ( Conselho Internacional de Engenharia de Custos), tem formado milhares de Engenheiros de Custos no Brasil a Nivel de Pós-Graduação, e tem atuado escala em larga nas questões associadas a Orçamento de Obras Públicas disponibilizando conhecimento técnico adequado para solucionar questões de conflito.
 

            IBEC está devidamente credenciado para ser este sponsor.
 

            A proposta é que se tenha como produto final um ORIENTAÇÃO TECNICA PARA A ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS DE OBRAS PÚBLICAS, devidamente validada por todos os interessados neste tema.
 

            O IBEC por ser uma entidade sem fins lucrativos, não tem os recursos financeiros para a realização deste FORUM, e para isto precisa de parceiros que patrocinem este evento. Contamos com a sua contribuição neste sentido.

 

COMO SERÁ DESENVOLVIDO ?
 

            Este Fórum foi realizado a Nível Brasil, com seções regionais e uma seção a nível nacional, e com o envolvimento do todos os interessados no tema ORÇAMENTOS DE OBRAS PÚBLICAS.
 

            Uma base para a discussão foi disponibilizada pelo IBEC, a qual foi complementada e validada  em cada seção do FORUM, gerando assim versões evolutivas que foram novamente disponibilizadas no site.
 

            Através das participações regionais, houve  oportunidade para fossem consideradas todas as questões regionais, de forma a se obter um padrão comum a nível Brasil.

 

O QUE SE ESPERA COMO RESULTADO DESTE FÓRUM ?
 

            Que ele seja a representação de um desejo da sociedade em resolver de forma ampla os problemas associados a Orçamentos de Obras Públicas, onde todos possam equalizar seus interesses e que se tenha um elemento em comum que balize as discussões futuras quanto a este tema, seja nas licitações, na execução de obras, ou nas auditorias que existirem.
 

            Que a ORIENTAÇÃO TECNICA na sua versão final a ser aprovada na seção nacional, seja aplicada e referenciada nas licitações de obras públicas.
 

            Que esta Orientação Técnica equalize interesses e entendimentos quanto ao tema em questão.
 

            Que nosso País reduza sensivelmente os prejuízos até aqui contabilizados, pelos conflitos causados pelas divergências hoje existentes.

 

QUEM ESTÁ CONVIDADO A PARTICIPAR ?
 

            Através da participação de todos interessados, sejam Órgãos Públicos e Empresas Públicas Contratantes, Órgãos Públicos de Auditoria, Empresas Construtoras e Empreiteiras, a sociedade como um todo, representada por Engenheiros de Custo, Engenheiros, e todos os profissionais ligados a Brás públicas, esperamos que esta ORIENTAÇÃO TECNICA possa representar o desejo , o conhecimento e experiências até aqui desenvolvidas com relação a este tema.

 

COMO PARTICIPAR ?
 

            Inscrevendo-se no site do FORUM para as seções previstas, baixando a minuta da ORIENTAÇÃO TÉCNICA, reunindo grupos de trabalho em suas empresas, órgãos públicos, associações de classe, enviando sugestões e participando ativamente das seções de forma presencial de forma a dar peso em tudo o que for decidido.
 

            Outra forma de participar é inscrevendo a sua empresa, órgão público ou associação de classe como patrocinador deste fórum de modo a viabilizar sua realização e implementação da Orientação Técnica correspondente.
 

            Para Contribuição Financeira  ou Apoio Institucional favor entrar em contato com o coordenador da Sessão do Fórum  que deseja participar:

 

Sessão Brasília: Prof Figueiredo  (61) 9249-8864 / ibecdf.cursos@gmail.com

Sessão Vitória: Prof Eudes (27) 3062-9433 / vitoria@ibec.org.br

Sessão São Paulo: Prof Rubens (11) 2364-1547  saopaulo@ibec.org.br
 

            Para Contato sobre Contribuição Financeira ou Apoio Institucional favor registrar o seguinte texto no campo de assunto do e-mail:
 

Fórum IBEC - Contribuição Financeira ou Apoio Institucional

DATA e HORÁRIO:
 

07 de maio de 2013, das 09:00 às 13:00, apresentações e debates
 

LOCAL:

Auditório do CREA-DF
SGAS Qd. 901 Conj. D , Asa Sul  - Brasília-DF
 

CERTIFICAÇÃO:
 

          A participação no fórum não será objeto de certificação.

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
 

- Site Oficial do fórum:   forumobraspublicas.com.br   

- SIte do Prof Figueiredoprofigueiredo.com.br/index.php?p=cursos&id=54    

- Prof. Figueiredo: ibecdf.cursos@gmail.com (61) 9249-8864,  ou

Atendimento do IBEC no CREA-DF, (61 3961-2845 / 9112-6334, das 14:00  às 18:00 horas, ou

-  Através do Fale Conosco de nosso site:
 

        profigueiredo.com.br/contato           ou            Fale Conosco  Prof  Figueiredo

 


CLIQUE NO(S) LINKS ABAIXO PARA VISUALIZAR O(S) ARQUIVO(S)
Apresentação Prof Figueiredo - Últimas Inclusões na OT - Fórum Custos - Sessão São Paulo
Apresentações do Fórum Custos-Sessão Fortaleza
Apresentações Fórum Custos - Sessão Brasília
Convite Fórum 03 Abr 12
Newsletter Fórum Custos de Obras Públicas
Orientação Técnica 1o Fórum Brasileiro de Custos de Obras Públicas - Versão Final - Jan 13
OT - Fórum Custos de Obras Públicas-Versão 2
OT - Fórum Custos de Obras Públicas-Versão 3
OT - Fórum Custos de Obras Públicas-Versão 5 - Última Atualização (Out 12) - Em Construção

ESCOLHA O CURSO E FAÇA A PRÉ-INSCRIÇÃO:
*Selecione abaixo o Local desejado:
1º Fórum Brasileiro de Custos de Obras Públicas - Apresentação da OT - Rápido
Entidade Certificadora: IBEC-DF / BRASÍLIA-DF
Ínicio deste Curso: 07/05/2013
 
*Digite seu E-mail:

:::: NOSSOS PARCEIROS ::::