Crea-DF recebe 1° Fórum Brasileiro de Custos de Obras Públicas

Terça-feira, 24 de Abril de 2012
left

       Aconteceu hoje (24/4), no auditório do Crea-DF, a quinta sessão do  1º Fórum Brasileiro de Custos de Obras Públicas. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec), o evento teve apoio do Crea-DF e de entidades ligadas ao Sistema Confea/Crea.

       Além de Brasília, o fórum foi relizado em Cuiabá (30/11/), Rio de Janeiro (30/1), Belo Horizonte (15/2) e Vitória (13/4). Haverá ainda uma sessão em Fortaleza (11/5) e a sessão nacional acontecerá em São Paulo (12/6).

        De acordo com Rubens Borges, coordenador do Fórum e diretor do Ibec-SP, o fórum tem por objetivo equalizar as divergências conceituais quanto ao custo de obras públicas, que estão presentes principalmente nas relações entre os órgãos públicos contratantes, órgãos públicos de auditoria e fiscalização e as empresas construtoras. Visa, também, a apresentar aos engenheiros e arquitetos, principais envolvidos em obras públicas, a importância da elaboração de uma orientação técnica que será utilizada para orçar os custos reais dessas grandes construções. “Incluir os profissionais nessa elaboração garantirá que eles estejam cientes da orientação técnica estabelecida. Assim, poderão fazer suas considerações a respeito das normas a serem colocadas”, afirmou Rubens Borges.

        A mesa diretora foi composta por representantes de instituições públicas e privadas: deputado federal Edinho Brás; presidente do Crea-DF, engenheiro Flavio Correia; presidente do Ibec-Brasil, Paulo Vilela; secretária de obras da Novacap, Maruska Lima; presidente do Cau-DF, Alberto de Faria; diretor do Ibec-DF, professor Francisco Figueiredo; diretor do Ibec-SP, Rubens Borges; coordenador geral de custos de infra-estruturas de transportes do DNIT, Luis Heleno e assessor da presidência do Confea, engenheiro José Gilberto. O evento teve início às 9h e foi finalizado às 18h, com intervalo para almoço.

        Para Flavio Correia é grande a satisfação de receber um evento desse porte na sede do Conselho, expondo à sociedade a importância de valorizar a profissão na execução das grandes obras públicas que são realizadas no país. “Adequar o orçamento de acordo com o serviço e verificar se a obra possui responsabilidade técnica é de extrema importância, pois é uma forma de obter a confiança da sociedade aos profissionais das engenharias”, afirmou o presidente do Crea-DF.

        Segundo a Lei nº 8.666/93, art. 7º, o projeto básico tem que ter planilhas que detalhem os serviços a serem prestados, constar especificações técnicas, para que haja a transparências nas informações. O preço referência das obras públicas está em média 28% abaixo do custo das empresas prestadoras de serviços (para serviços de consultoria e obras). A composição de custo unitário direto de cada serviço deve expressar a realidade de cada obra, ou seja, essa composição deve ser revista analiticamente, bem como, por meio de pesquisa de insumo e logística, compatibilizando a tabela ao serviço.

        No período da tarde, houve um ciclo de palestras seguido pela sessão de debates. Em seu discurso, Flavio Correia convidou o Ibec a participar da 69ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada em Brasília no mês de novembro, pelo Crea-DF, Confea e Mútua
 

http://www.creadf.org.br/index.php/2011-08-19-13-59-20/central-de-noticias/item/148-1-forum-brasileiro-de-custos-de-obras-publicas

_________________
         Acrescentado pelo Prof. Figueiredo

         Registre seu comentário sobre o fórum diretamente no site do CREA-DF, ou no Fale Conosco de nosso site
 

profigueiredo.com.br/contato
 

      A Comissão Técnica é composta pelos seguintes profissionais, os quais estão à disposição para receber contribuições bem como prestar esclarecimentos sobre o tema:
 

Prof. Francisco das Chagas Figueiredo (IBEC Brasília),
Prof. Márcio Soares da Rocha (IBEC Fortaleza)
Prof. Wilton Alvarenga Vianna Baptista (IBEC Belo Horizonte).







Palavra Chave:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

:::: NOSSOS PARCEIROS ::::