Como contratar bombeamento de concreto

Quinta-feira, 14 de Março de 2013

Como contratar bombeamento de concreto

 

Construtora deve preparar acesso das bombas ao canteiro e testar a máquina no ato do recebimento, projetando nata de concreto

Por Aline Mariane
 

O bombeamento de concreto é um sistema composto por uma bomba que impulsiona o material desde o caminhão até o local onde ele será aplicado. Esse transporte pode ser feito verticalmente ou horizontalmente, de acordo com as necessidades impostas pela obra. O serviço se resume nas seguintes etapas: instalar a bomba no canteiro, montar a tubulação que vai transportar o concreto até o seu ponto de aplicação, executar o bombeamento no horário combinado com a obra e finalizar o trabalho com a limpeza e remoção da tubulação.

marcelo scandaroli

Especificações
Existem dois equipamentos diferentes que podem ser usados no bombeamento de concreto. O primeiro é a bomba estacionária, que fica parada próximo ao local da aplicação e bombeia o concreto por meio de uma tubulação fixa, que pode ser estendida se necessário. Já a bomba lança, como o próprio nome diz, é composta por uma lança móvel - acoplada ao chassi de um caminhão - que leva o tubo até o local de aplicação.

"A bomba lança tem uma limitação de altura, pois o concreto só pode ser levado até onde a lança alcança. Acima dessa altura, a empresa é obrigada a utilizar a bomba estacionária", explica Marlon Vinícius Rocha, gerente de engenharia da Hestia Construções e Empreendimentos.

Cotações de preços e fornecedores
Na hora de escolher um prestador de serviços, é importante verificar com antecedência quais os trabalhos que a empresa já realizou e se a mesma possui as bombas necessárias para realizar o serviço dentro das condições específicas da obra.

A construtora deve informar à contratada itens como: altura e distância onde o concreto será aplicado, o volume de concreto necessário e a velocidade de aplicação do mesmo. Com base nessas informações, a contratada poderá indicar qual tipo de bomba é mais adequado para executar o bombeamento, mas a escolha final da máquina é feita em comum acordo com a contratante.

Normalmente, as empresas que prestam serviços de concretagem possuem equipamentos para bombear o concreto, mas caso a concreteira não tenha bomba disponível na data necessária, é possível buscar outro fornecedor para complementar o trabalho. "Pode-se comprar o concreto de uma concreteira e contratar o serviço de bombeamento de outra empresa específica", explica Rubens Curti, especialista em concreto da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Geralmente, é necessário agendar a concretagem e o bombeamento com 30 dias de antecedência; o pagamento pode ser realizado após o término do serviço ou de acordo com o andamento do mesmo. Tudo isso deve estar bem definido no contrato.

Logística
É responsabilidade da contratada transportar o equipamento até o local onde será feita a concretagem, instalar a bomba, montar a tubulação e, em seguida, desmontá-la. Por outro lado, a construtora fica encarregada de preparar o canteiro. É importante que o lugar esteja servido de pontos de energia elétrica. É necessário também viabilizar o acesso das bombas até o local de aplicação.

Nos casos em que o terreno tiver muito barro, é preciso preparar o piso para que o caminhão não atole. "Se a bomba ficar na rua, é preciso solicitar a autorização do órgão da prefeitura para que a contratada estacione em frente à obra. A partir daí, toda a responsabilidade é da empresa contratada", ressalta Marlon Rocha.

Cuidados gerais
Após o teste realizado no momento em que a bomba chega ao canteiro, se for verificado que a máquina tem algum problema, a contratada deverá arcar com o concreto desperdiçado nos caminhões. Já a limpeza dos resíduos - como nata de concreto - provenientes do serviço deve ser feita pela contratante, mas esse ponto também deve ser claramente especificado em contrato.

 

 

NORMAS TÉCNICAS

 NBR 14.931:2004 - Execução de Estruturas de Concreto - Procedimento
 NBR 8.953:2009 Versão Corrigida:2011 - Concreto para Fins Estruturais - Classificação pela Massa Específica, por grupos de resistência e consistência

 

 

 

CHECKLIST

 Agende o bombeamento com antecedência de pelo menos 30 dias
 Informe ao fornecedor a altura e a distância do bombeamento, o volume de concreto necessário e a velocidade de aplicação
 Forneça pontos de energia elétrica na obra para funcionamento da bomba
 Prepare o local onde o serviço será realizado e viabilize o acesso das máquinas ao canteiro
 Se a bomba ficar estacionada na rua ou em locais públicos, solicite a licença à prefeitura
 Teste a bomba no momento em que ela chegar ao canteiro; deve-se projetar nata de concreto para checar se não há vazamentos

 

 

 

ENTREVISTA - MARLON VINÍCIUS ROCHA

Cuidados de especificação

O que se deve verificar na bomba de concreto ao recebê-la no canteiro?
É preciso fazer uma verificação visual para checar se o equipamento está com a manutenção em dia. Além disso, é feito um teste bombeando nata de concreto antes da chegada do primeiro caminhão de concreto. Assim, é possível ver se o equipamento tem algum vazamento.

'Se a construtora perder um caminhão de concreto por problema da bomba, quem arca com os custos é o próprio fornecedor da bomba'

Divulgação Hestia
Marlon Vinícius Rocha,
gerente de engenharia da Hestia Construções e Empreendimentos

Qual o principal problema decorrente de uma contratação malfeita?
O problema com prazo é um deles. Um dia de obra é muito importante, e um dia de concretagem também é. Às vezes, estamos concretando na sexta-feira e já temos serviços previstos para iniciar no sábado ou na segunda. Um atraso na concretagem pode atrasar todo o cronograma. Além disso, há os problemas de execução, que acontecem quando a bomba dá defeito durante a concretagem, por exemplo.

Quais as consequências de uma quebra na bomba?
Se a empresa não conseguir consertar a bomba rapidamente, além de atrasar a concretagem ela pode criar uma junta fria no concreto [junta formada pela interrupção do lançamento de concreto além do tempo de início de pega]. Outro problema é que os caminhões têm um prazo para a aplicação do concreto. Geralmente, depois de duas horas o material não pode mais ser usado, portanto, se o caminhão já estiver na obra, perde-se aquele concreto. Nesse caso, se a construtora perder um caminhão de concreto por problema da bomba, quem arca com os custos é o próprio fornecedor da bomba.

Fonte:  http://revista.construcaomercado.com.br/guia/habitacao-financiamento-imobiliario/140/artigo278645-1.asp







Palavra Chave:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

:::: NOSSOS PARCEIROS ::::