Problemas de gestão não podem ser apresentados como problemas técnicos

Terça-feira, 05 de Novembro de 2013
left

"Problemas de gestão não podem ser apresentados como problemas técnicos”, afirma Crea-DF sobre declarações do ministro Moreira Franco

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) considera lamentáveis as declarações do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, que culpou engenheiros pelos atrasos nas obras dos aeroportos para a Copa de 2014.

Durante o Encontro Nacional de Editores da Coluna Esplanada, ocorrido na semana passada, o ministro afirmou que os engenheiros brasileiros são ruins e elaboram projetos mal feitos.  “Os jovens não saem bem formados da faculdade e os projetos são muito ruins”, disse.  

Para o presidente do Crea-DF, engenheiro Flavio Correia, as declarações do ministro são lamentáveis e parecem vir de uma pessoa que não tem conhecimento sobre a área técnica e sobre o relevante papel dos engenheiros brasileiros para o desenvolvimento nacional.

“Problemas de gestão não podem ser apresentados como problemas técnicos. Os atrasos nos aeroportos, e em tantas outras obras públicas, normalmente estão relacionados a incompetências gerenciais”, disse.

De acordo com Correia, os profissionais da área tecnológica são responsáveis por cerca de 70% do PIB nacional e esse corpo técnico que impulsiona o país não pode ser responsabilizado por atrasos decorrentes de falhas na gestão e na contratação de obras e serviços. “A baixa qualidade nos processos licitatórios é um gargalo. A Lei 8.666/1993 necessita de mudanças. O Sistema Confea/Crea trabalha para que serviços e obras de engenharia não possam ser contratados pela modalidade Pregão, sem que se considere a técnica”, disse.

Sobre a crítica do ministro aos jovens profissionais, Correia afirma que a declaração fere não apenas os engenheiros, mas a política educacional brasileira como um todo.

“O que se espera é que uma manobra não esteja em curso para iludir a opinião pública a fim de que, em um futuro próximo, ocorra a criação de um programa “Mais Engenheiros”.

 

Fonte: http://www.creadf.org.br/index.php/2011-08-19-13-59-20/central-de-noticias/crea-df-em-foco/item/2652-problemas-de-gestao-nao-podem-ser-travestidos-de-problemas-tecnicos-afirma-crea-df-sobre-declaracoes-do-ministro-moreira-franco

 







Palavra Chave:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

:::: NOSSOS PARCEIROS ::::