Sinduscons vão passar a divulgar dois CUBs: o atual e o desonerado

Terça-feira, 12 de Novembro de 2013

Novo índice se diferencia por considerar a redução da previdência social na contabilização dos custos com encargos sociais sobre a mão de obra

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

12/Novembro/2013
 

Marcelo Scandaroli

Em reunião realizada no mês de setembro na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os Sindicatos da Indústria da Construção (Sinduscons) de todo o país decidiram que, para atender o artigo 7º da Lei 12.546/11, alterada pela Lei 12.844/13, a partir de agora serão levantados o cálculo de dois índices de Custo Único Básico (CUB): o CUB/m² atual e o CUB/m² desonerado.

Segundo o coordenador sindical do Sinduscon-MG, Daniel Furletti, o CUB/m² atual permanecerá com a mesma metodologia, sem nenhuma alteração. A mudança só ocorre para o indicador desonerado, que apresentará como diferença a redução da previdência social na contabilização dos custos com encargos sociais sobre a mão de obra. Por serem divergentes, os dois índices não poderão ser comparados.

""Os 2% que incidirão sobre a receita bruta (faturamento) da empresa, não serão contabilizados neste custo desonerado, pois o cálculo do CUB/m² diz respeito apenas ao custo de construção da obra em si, não considerando o custo global da empresa que não será totalmente desonerado, pois os 20% de redução na folha de pagamento será parcialmente compensado pelos 2% no faturamento", ressalta o executivo.

A inclusão será colocada no levantamento do mês de novembro, que deve ser divulgada em dezembro. A previsão para a divulgação de dois CUBs é até dezembro/2016, tendo em vista a duração média de uma obra de edificações. Esse período poderá ser estendido caso os efeitos da Lei 12.844/2013 sejam prorrogados.

Os demais índices de custo setorial da construção também deverão adotar esta prática, como o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi).

Fonte: http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/construcao/sinduscons-vao-passar-a-divulgar-dois-cubs-o-atual-e-301304-1.aspx







Palavra Chave:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

:::: NOSSOS PARCEIROS ::::