Servidores da Seinfra participam de curso de orçamentação de obras de engenharia

Segunda-feira, 15 de Junho de 2015

Servidores da Seinfra participam de curso de orçamentação de obras de engenharia

A orçamentação no contexto do gerenciamento de obras de Engenharia, sua importância para a saúde financeira do contrato e o sucesso na entrega da obra em foco. Esses foram pontos enfocados no curso “Orçamentação de obras de Engenharia”, promovido pela Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), do qual participaram servidores que trabalham com a área de orçamento e fiscalização.

Indicado para profissionais de órgãos públicos que precisam analisar, orçar ou apropriar custos em obras de Engenharia, no curso foram apresentados e praticados procedimentos e técnicas para elaboração de orçamento de obras de Engenharia, de acordo com a legislação vigente e pleno emprego dos conceitos e técnicas da Engenharia de Custos.

Os conceitos e técnicas que foram apresentados estavam alinhados com as práticas recomendadas pelo Project Management Institute (PMI), pela Engenharia de Custos e Decreto 7983/2013. O curso, realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia da Pariba (Crea), teve início no dia 9 e foi encerrado na última sexta-feira (12).

De acordo com o diretor de Obras de Obras da Seinfra, Marcos César Bezerra, o objetivo do curso foi alcançado na medida em que foi possível capacitar os servidores que trabalham na área.

A servidora Maria da Penha Xavier de Brito, uma das participantes, disse que o curso acrescentou mais conhecimento dentro da área orçamentária, o que foi corroborado pelos servidores Marilyn Souza Araújo e Osvaldo Correia de Araújo, que destacaram a apresentação feita pelo palestrante, o professor e engenheiro Francisco das Chagas Figueiredo.

Dentro do conteúdo programático, o curso abordou ainda conceitos básicos, legislação de referência, informações necessárias e levantamento de dados para elaboração de orçamento de obras de Engenharia; Impactos da atualização do Sinapi e Cartilha do Tribunal de Contas da União (TCU) na elaboração de orçamentos de referência e propostas de preço; Fluxogramas do planejamento e da orçamentação; Relação entre o orçamento e o planejamento da obra e dimensionamento de equipes de trabalho e seu impacto na elaboração da composição de custos, entre outros temas.

Palestrante – O curso foi ministrado pelo professor Francisco das Chagas Figueiredo, engenheiro de Fortificação e Construção pelo IME. É autor da Metodologia para Elaboração de Orçamento de Obras e Serviços de Engenharia, adotada pelo Exército em 2005 e de diversos trabalhos técnicos para regular a elaboração de planejamento, controle e apropriação de custos em obras de engenharia. Atualmente é empresário, consultor com atuação preferencial no gerenciamento de obras, professor e coordenador nos cursos de pós-graduação, capacitação e extensão realizados pelo IBRC no Distrito Federal.

A segunda etapa do projeto de qualificação dos servidores da Seinfra terá prosseguimento no dia 10 de julho próximo, quando será realizado o curso de contenção de taludes.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/servidores-da-seinfra-participam-de-curso-de-orcamentacao-de-obras-de-engenharia/







Palavra Chave:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

:::: NOSSOS PARCEIROS ::::